Saúde Mental. Como vai a sua?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é o estado de bem-estar que permite que uma pessoa desempenhe suas habilidades e lide com as inquietudes da vida, sendo capaz de trabalhar de forma produtiva para a sua comunidade. Em outras palavras, é qualidade de vida emocional.

Como se o dia-a-dia já não testasse nossa resistência psicológica, a pandemia dos últimos tempos nos levou a um desafio nunca antes experimentado, em que inseguranças, medos e ansiedade aumentaram de proporção.

Cuidar de si é um valor que deve estar acima de todos. Mentes sãs enfrentam melhor qualquer adversidade, mas assim como o corpo, elas precisam de treino para se manter em forma. Veja 6 dicas simples que podem ser praticadas na sua rotina e fazer diferença.

1 - Respire, faça pausas, cuide-se:

É muito importante reservar um tempo para si mesmo. É nesses momentos que temos a oportunidade de cuidar de nós mesmos. A todo momento, faça pausas para levar sua mente a valorizar pequenos prazeres, como olhar para o céu e respirar fundo, tomar um café fresquinho, ou se expor ao sol por 10 minutos ao dia, por exemplo.

2 - Pratique exercícios:

Saúde física e mental andam sempre juntas. Você não precisa virar atleta amanhã, mas deve saber que a atividade física libera endorfina, um hormônio que aumenta a sensação de bem-estar geral. Ou seja, o sedentarismo não é amigo da saúde mental. Por isso, pratique exercícios regularmente e sinta a diferença.

3 - Evite o excesso de informação

Mantenha-se em dia com as informações importantes na sua vida pessoal e profissional, mas cuidado para não se sobrecarregar com o excesso. Redes sociais e celular também merecem ter seus usos reduzidos, já que podem ser fontes de estresse e ansiedade. Saber se desconectar pode ser um grande aliado da saúde mental.

4 – Durma e descanse bem:

Pessoas privadas de sono e descanso adequados mudam sensivelmente o estado comportamental para irritabilidade e agressividade. Nosso corpo precisa estar descansado para que o cérebro possa ter clareza, foco e equilíbrio hormonal, fatores que afetam diretamente nossa vida. Busque dormir bem, valorize momentos de relaxamento, de pouca luz e silêncio. Seu corpo e mente agradecem.

5 – Fale sobre seus sentimentos:

Aprenda a compartilhar sentimentos e sensações com quem você confia. Desabafar pode trazer uma sensação muito boa em momentos de angústia. O ponto de vista de outra pessoa ajuda a trazer clareza de pensamentos em situações que enfrentamos. Quando o assunto é bem-estar mental, dividir é somar.

6 – Quando buscar ajuda psicológica:

É natural sentir ansiedade, estresse ou outras emoções desconfortáveis em situações e épocas pontuais, mas não o tempo todo. Se este é o seu caso ou de alguém próximo, é hora de buscar um tratamento psicológico. Hoje existem até sites com profissionais especializado, e os planos de saúde também dispõe de psicoterapeutas. Dores emocionais precisam da mesma atenção e cuidado que dores físicas. Estar bem é uma combinação de saúdes. Por isso, cuide-se. Você merece.