.
Ilustração com fundo rosa, 3 personagens femininas com os braços erguidos segurando as mãos e com a fita do outubro rosa entre elas.

 

Outubro rosa: Conhecendo os sinais e sintomas do câncer de mama

Todos sabem que quanto mais cedo se identifica um problema, maiores chances se têm de resolve-lo, e assim acontece também com o câncer de mama, fique atenta aos sinais e sintomas do câncer de mama, realize o autoexame e faça acompanhamento médico regularmente, assim suas chances de detectar o câncer precocemente aumentam e com um diagnóstico precoce, o câncer de mama alcança uma taxa de sobrevida de 90%.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais afeta as mulheres no mundo, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. E no Brasil, esse é um dos tipos de câncer que mais causa mortes. Isso porque ao contrário do que se pensa, o câncer de mama pode atingir homens também, e os cuidados são os mesmos, Autoexame, acompanhamento médico e atenção.

Quais são os sinais e sintomas do câncer de mama?

Assim como na maioria dos casos, o câncer de mama aparece quando células se multiplicam rapidamente e formam tumores. Os principais sinais e sintomas são:

  • Deformações ou alterações no formato das mamas;
  • Caroço (nódulos) que não se move, endurecido e indolor;
  • Alteração (retração) do bico do seio;
  • Secreção líquida dos mamilos (que não é leite);
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou ressecada;
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Descamação da pele da mama ou mamilo.

Detecção precoce do câncer de mama

Além de estar atenta aos sinais e sintomas do câncer de mama, homens e principalmente mulheres, devem realizar os seguintes exames que auxiliam na detecção precoce da doença:

  • Autoexame - deve ser realizado pela mulher a partir dos 20 anos de idade, mensalmente, sete dias após a menstruação. A orientação para procurar um profissional, é o aparecimento de qualquer nódulo mamário em mulheres com mais de 50 anos e, para as que têm acima de 20 anos, a constatação de nódulos que persistem por mais de um ciclo menstrual. Clique aqui e veja como realizar o autoexame.
  • Exame clínico – Parecido com o autoexame, mas realizado por um profissional médico;
  • Mamografia – é um raio-x das mamas, que ajuda a detectar possíveis sinais de câncer de mama antes mesmo do nódulo ser formado. A recomendação é que mulheres com mais de 50 anos façam o exame a cada dois anos, mas ele pode ser realizado a partir dos 40 anos, caso seja a opção da mulher e/ou orientação do médico;
  • Ultrassonografia da mama – o exame usa ondas sonoras para criar imagens dos tecidos de dentro da mama e isso ajuda a identificar alguma alteração nos seios que podem indicar de câncer;
  • Biópsia – é a remoção de uma pequena quantidade de tecido da mama para análise da presença ou não do câncer. Pode ser feita de várias formas, conforme o tipo de lesão, tamanho e localização;
  • Testes de expressão gênica - analisam alguns padrões de determinados genes, de forma que conseguem prever se um tipo de câncer de mama, ainda que em estágio inicial, possui probabilidade de voltar após o tratamento.

Diversos exames novos estão sendo desenvolvidos para facilitar, tornar mais assertivo e precoce o diagnóstico do câncer de mama. Estes testes experimentais que estão sob pesquisa estudam a detecção da doença por exame de sangue, mamografia de contraste, imagens ópticas e através da elasticidade do tecido mamário, em uma elastografia. Apesar de serem estudos clínicos, estas iniciativas garantem avanços na prevenção do câncer de mama a longo prazo.

Outubro rosa: como se prevenir do câncer de mama?

Alguns hábitos simples podem fazer a diferença na prevenção do câncer de mama:

  • Fazer mensalmente o autoexame das mamas;
  • Evitar alimentos gordurosos e industrializados;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Evitar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e não fumar;
  • Ter o acompanhamento médico regular.

O Outubro Rosa é uma campanha de incentivo e conscientização à saúde da mulher, especialmente. No entanto, o cuidado com o corpo e a mente devem ser constantes.

Referências

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/taxa-de-sobrevida-para-cancer-de-mama/6563/264/ - acessado em 15/09/2020;
https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//14-politica.pdf - acessado em 15/09/2020;
https://www.inca.gov.br/controle-do-cancer-de-mama/acoes-de-controle/deteccao-precoce - acessado em 15/09/2020;
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sinais-e-sintomas-do-cancer-de-mama-em-homens/3328/550/# - acessado em 15/09/2020;
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/apesar-de-raro-cancer-de-mama-masculino-tambem-pode-ser-fatal-derruba-a-gente-diz-paciente/12295/7/ - acessado em 15/09/2020;
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/testes-da-expressao-genica-do-cancer-de-mama/10881/264/ - acessado em 15/09/2020;
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/exames-experimentais-para-cancer-de-mama/1389/264/ - acessado em 15/09/2020;
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/cancer-de-mama-pode-ter-diagnostico-precoce-com-exame-de-sangue/13181/7/ - acessado em 15/09/2020.