Setembro Amarelo: uma luz de alerta para o suicídio.

Cada mês, uma cor. Cada cor, uma luta:

Outubro Rosa, Novembro Azul, Agosto Dourado. Pelo menos de um deles, você já ouviu falar. O calendário colorido da saúde surgiu com o objetivo de conscientizar a população sobre o perigo de algumas doenças. A divulgação, feita através da mídia, empresas, hospitais, clínicas, empresas, indústria farmacêutica, ONGs, instituições públicas e privadas e até com iluminação de monumento de acordo com a cor do mês, serve de alerta tanto para a incidência de doenças, quanto para abertura de debates, conscientização e educação do público para que elas possam ser prevenidas.
Cada cor vem relacionada a uma história, e hoje vamos saber mais sobre o Setembro Amarelo.

Sinal Amarelo:

O Setembro Amarelo aconteceu pela 1ª vez no Brasil em 2014 e é dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio. Todos os anos, cerca de 12 mil suicídios são registrados no Brasil e mais de 1 milhão no mundo.

São números alarmantes, especialmente porque a grande maioria está diretamente ligada a transtornos mentais. Entre as principais doenças relacionadas estão a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Tabu até poucas décadas atrás, o suicídio deixou de ser um tema sussurrado para ganhar voz na mesma medida em que os índices fora crescendo, abrindo um questionamento sobre como a ajuda pode chegar antes que seja tarde.

Colocar em pauta na sociedade é uma força importante para evitar a perda de novas vidas.

A história por trás do Setembro Amarelo:

A origem do Setembro Amarelo é atribuída ao jovem Mike Emme, nos Estados Unidos. Com apenas 17 anos, apaixonado por carros e carinhoso com todos à sua volta, Mike cometeu suicídio em 1994, deixando perplexos sua família e seus amigos. Todos relataram não ter percebido os sinais de que ele pretendia tirar a própria vida.

No funeral, os amigos fizeram uma cesta de cartões com fitas amarelas e a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. A ação ganhou grandes proporções por todo o país e muitos jovens passaram usar cartões amarelos para pedir ajuda a pessoas próximas.

Em 2003, a Organização Mundial da Saúde(OMS) escolheu o dia 10 de setembro para o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. O amarelo foi a cor escolhida por ser a mesma do Mustang 68 que Mike restaurou e pintou e que seus amigos usaram nas fitas incentivando o pedido de ajuda.

Em 2021, o tema da campanha, apoiada pelo CVV (Centro de Valorização à Vida) é: “falar é a melhor solução”, seguindo o propósito de que ajuda pode chegar a tempo.