Sabia que cuidar da mente pode ajudar a evitar doenças e até tem impacto sobre o câncer?

Especial Outubro Rosa

Confira como o estresse pode causar até um pior prognóstico do câncer.

Pra início de conversa, o que isso quer dizer? Em primeiro lugar, NÃO, o estresse e a ansiedade não causam diretamente câncer. Mas aí é onde começa o problema: esses fatores costumam ter consequências no dia a dia, como hábitos e vícios que, esses sim desencadeiam o câncer. 
Mas a coisa não para por aí. Segundo os estudos, esses problemas emocionais podem gerar o surgimento de tipos mais invasivos da doença e atrapalhar a resposta imunológica do corpo no tratamento.
E como a descoberta e tratamento da doença também geral ansiedade e estresse, isso pode causar uma progressão na doença devido a esse ciclo vicioso.
Em casos como o linfoma, testes mostram que o estresse tem ainda mais influencia no desenvolvimento da doença podendo favorecer o surgimento de metástases.
É dessa maneira que, cada vez mais, vemos a importância de manter o equilíbrio corpo-mente para prevenção e tratamento de doenças. 
Meditação, ioga, atividades físicas, terapias, sempre use tudo que você tiver ao alcance para manter o bem-estar, a saúde mental e a saúde em geral em dia.